Há quem diga que pote é um dos problemas no Sporting
'Camisola 8' do Clube de Alvalade está afastado dos relvados por lesão pelo menos até 2025 e tem sido uma das baixas para João Pereira

O nome de Pedro Gonçalves voltou a vir à baila, desta vez graças à sua ausência no Sporting e à forma como tal tem vindo a prejudicar a equipa verde e branca, de qual forma que acaba por ser comparado à saída de Ruben Amorim, pela ‘GoalPoint’.
Na sua conta da plataforma ‘X’, a página especializada em análise estatística realizou um resumo comos pontos pelos quais considera que a ausência do jogador – que se lesionou e apenas regressará aos relvados em 2025 -, pode ser um dos focos desta série de maus resultados.
Numa primeira fase, é recordado que o último jogo de Pote foi contra o Braga que, além da goelada ao Amarante, acaba por ser o momento em que as coisas começaram a dar para o torto. Fora isso, o ‘camisola 8’ tinha, até essa altura, “32% de contribuição ofensiva direta nos golos marcados pelo Sporting” e ter estado na “a génese de 42,4% dos remates somados”, recorda o GoalPoint.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 190 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.