Tragédia: Amigas Joana e Margarida Perdem a vida

Duas amigas perderam a vida de forma trágica na noite de quarta-feira, 6 de agosto, por volta das 23h00, na Autoestrada Transmontana (A4), após uma sucessão improvável de azares. Joana Maria Pires Madalena, de 36 anos, e Margarida Fernandes, de 46, tinham sofrido uma avaria noutra viatura na noite anterior, também na autoestrada entre as cidades de Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Durante o dia de quarta-feira deixaram o carro na oficina que lhes cedeu um de substituição, que acabou por avariar também perto do mesmo local, ao quilómetro 157, da A4.
As duas mulheres terão saído da viatura para sinalizar a paragem na berma quando foram abalroadas violentamente por outro automóvel. “Foi um acidente muito grave. O triângulo estava colocado, mas, aparentemente, o condutor não se apercebeu da presença das vítimas”, explicou Luís Soares, comandante dos bombeiros de Mirandela.
As vítimas, residentes em Macedo de Cavaleiros, morreram no local. Joana Madalena era colaboradora da autarquia local e filha do deputado municipal José António da Silva Madalena. A Câmara Municipal já expressou publicamente o seu pesar, recordando a dedicação de Joana e prestando condolências à família e amigos.
O acidente provocou ainda um ferido ligeiro: o condutor da viatura envolvida, um homem de 58 anos, que foi transportado para o hospital de Mirandela. O caso está a ser investigado pelo NICAV da GNR.
A tragédia gerou uma onda de consternação nas redes sociais, com inúmeras homenagens a ambas, recordadas como mulheres trabalhadoras, queridas na comunidade e inseparáveis na amizade.