Quatro anos após saÍda da TVI, Fátima Lopes

Fátima Lopes começou a sua carreira televisiva na SIC, sob a égide de Emídio Rangel. A apresentadora de 55 anos de idade estreou-se na apresentação com ‘Perdoa-me’, em 1994. Em 2010, trocou a SIC pela TVI, por “uma vontade de crescer, de mudar”. Manteve-se no canal de Queluz de Baixo durante 11 anos, como um dos rostos mais importantes do canal, a deixar marca com o ‘A Tarde é Sua’.
Há quatro anos deixou a TVI e acabou por regressar à SIC. Sobre a saída da estação então dirigida por Cristina Ferreira, Fátima Lopes não guarda boas recordações. “Foi uma saída pouco bonita”, qualifica em conversa com a ‘Nova Gente’. A apresentadora considera mesmo que merecia ter sido tratada “com mais consideração”.
Fátima Lopes sublinha que não se sentia feliz na TVI “já há algum tempo”. “Gosto de fazer conteúdos que acrescentem alguma coisa, que puxem pelo lado positivo das pessoas. As pessoas já estão inundadas e soterradas em coisas negativas, em medos, em falta de esperança”, justifica.
O ponto de maior insatisfação foi quando passou de um programa diário para um formato semanal. “Não podes passar, de repente, de cavalo para burro. Não podes, de repente, passar a ser recompensado como se estivesses a iniciar a tua carreira. Não podes. Eu tenho um nome, tenho um peso e, portanto, não me podem tratar como uma estagiária”, atira.
Uma decisão que Fátima Lopes considera que foi tudo menos inocente: “Há muitas formas de convidar a sair: uma é ‘vai-te embora’, outra é ‘estás despedido’ e a outra é ‘vou criar condições para que a pessoa se vá embora pelo seu próprio pé’. Foi o que aconteceu, porque tenho respeito por mim.”