Última hora: Jota Silva a caminho do Sporting

Apesar de Jota Silva ser um nome bem visto por Rui Borges, o Sporting ainda não apresentou qualquer proposta oficial ao Nottingham Forest pelo avançado de 25 anos. O jogador, que atua nas alas do ataque, é admirado pelo treinador leonino, com quem trabalhou brevemente no Vitória SC, no verão de 2024.
Na altura, Rui Borges acabara de assumir o comando técnico dos minhotos e utilizou Jota Silva num único jogo oficial — frente ao Floriana, em Malta, a 25 de julho, em partida da Liga Conferência, onde o avançado marcou o único golo do encontro. Pouco depois, o internacional português seria transferido para o Nottingham Forest por sete milhões de euros, num negócio que poderá atingir os 12 milhões, mediante objetivos.
Apesar do interesse manifestado internamente em Alvalade, não existem negociações em curso para um empréstimo com opção de compra, ao contrário do que alguns meios avançaram. A indefinição quanto ao futuro do jogador prende-se com a irregularidade na época passada: embora tenha somado 37 jogos, apenas foi titular em oito, tendo apontado quatro golos e feito duas assistências.
O Vitória SC, que manteve direito a 20% de uma futura venda, segue a situação de perto. O Casa Pia, outro ex-clube de Jota, também poderá beneficiar, visto que receberá metade desses 20%. Recorde-se que já tinha encaixado cerca de 2,1 milhões de euros aquando da ida do jogador para Inglaterra.
O Sporting já reforçou o plantel com Giorgi Kochorashvili (ex-Levante), Alisson Santos (ex-Vitória da Bahia) e garantiu a continuidade do guarda-redes Rui Silva, emprestado pelo Betis na última temporada.